23.5.08

Parabéns ao TJ-SP!!!

Segundo decisão do Tribunal de Justiça de São Paulo (TJ-SP), portar droga para consumo próprio não é crime. Já é um avanço - não só em nome de uma futura e inevitável legalização do uso de drogas, mas da própria coerência. Se esse uso não ofende a terceiros, é uma opção pessoal e portar bebida alcoólica não dá cadeia, por que diabos portar cocaína, maconha ou crack daria?

Vitória do bom senso ante a truculência da Direita "a-culpa-é-sua-maconheiro". Essa gente que se preocupa mais se o filho está fumando baseado do que se está formando gangues para espancar - bêbados ou não - pessoas indefesas! E a culpa da brutalidade nos morros não é do usuário que "financia" o tráfico, é do Estado que abandonou a área, da publicidade que fratura a alma dos jovens ao atar sua identidade e aceitação social ao consumo voraz, de nossa cultura racista (somos racistas, sim!) e classista - que vai barrando oportunidades àqueles que serão cooptados pelo tráfico, da indústria das armas que fornece todo o necessário, da polícia - em grande parte corrupta, visceral, despreparada etc.

Do mesmo modo que a Chicago da Lei Seca não tinha seu crime ligado aos apreciadores de um bom uísque, não vamos cometer a burrice de relacionar todas as mazelas sociais das favelas aos usuários de drogas!

Nenhum comentário: